PALESTRAS

Públicos-alvo: gestores e lideranças empresariais; agências de segurança, de inteligência e de notícias; jornalistas, analistas do mercado, profissionais de MKT e comunicação; consultores e assessores de alto nível; operadores do Direito e planejadores estratégicos; gerentes; integrantes das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e das diversas polícias especializadas; servidores públicos estatutários e comissionados; profissionais da segurança privada; usuários das redes sociais, educadores e acadêmicos.

As palestras podem ser aplicadas em eventos privados, treinamentos, workshops, cursos, seminários e simpósios.

Os conteúdos são modulares e poderão ser adaptados de acordo com a disponibilidade de tempo e a vontade do cliente; também, poderão ser aplicados no formato de “palestra TED” (Tecnologia, Entretenimento e Design), de 18 min, sem comprometimento da qualidade do conteúdo doutrinário.


Inteligência de Competição: técnicas de obtenção de informações privilegiadas.
  • Síntese da história da Atividade de Inteligência.
  • Aplicações atuais da Inteligência num mercado competitivo.
  • Ambientes favoráveis: as vulnerabilidades das feiras, congressos, workshops e eventos corporativos. 
  • Ralos de dados: sites e folders que “falam” demais.
  • SWAT: armas e táticas especiais no levantamento de informações.
  • Os infiltrados na empresa: insiders e intruders.


O fator humano e a segurança das informações.
  • Fragilidades gerais de segurança comuns à maioria das organizações.
  • Características e vulnerabilidades humanas exploradas pelos espiões.
  • O pertencimento: a couraça invisível.
  • Técnicas utilizadas para cooptar simpatizantes dentro da empresa.
  • O melhor da ISO 27.002.
  • A importância da educação de segurança para os colaboradores.
  • Como desenvolver um programa de educação e compliance eficaz.


Espionagem e Contraespionagem nas indústrias, empresas e universidades.
  • Um mundo à parte: quem são os modernos espiões e contraespiões?
  • Como a espionagem atua nas organizações?
  • Quais são os alvos favoritos e as informações prioritárias dos espiões?
  • Como se proteger da espionagem?
  • Como contra-atacar efetivamente?
  • Aspectos éticos e legais.


Recrutamento, seleção e desligamentos seguros.
  • O capital humano é o seu maior patrimônio.
  • Caráter se contrata, perfil se seleciona e habilidade se adquire.
  • Liderança empresarial: a palavra convence; o exemplo arrasta.
  • Separando o joio: como levantar legalmente dados relevantes da vida pregressa do candidato.
  • O fantasma do dano moral: afinal, o que eu posso perguntar?
  • Os termos de compromisso e suas aplicações reais.
  • Como reter as informações sensíveis na empresa.
  • Por onde andam os desligados? Será que falam de mim?


Elevando o nível de segurança por meio de boas práticas.
  • Em casa, no trabalho, na escola, nas compras, nos caixas eletrônicos, nas viagens e no lazer.
  • Nos itinerários a pé, de ônibus e de carro (como sair, deslocar-se e chegar de forma segura).
  • A melhor utilização das redes sociais e do e-mail pessoal.
  • Orientação aos filhos sobre como lidar com os assédios virtual e presencial.
  • As perigosas armadilhas da eficiente engenharia social.
  • Possuir ou não armas em casa?


Arquitetura de Segurança.
  • Porque acrescentar itens de segurança já nos projetos arquitetônicos.
  • Quais itens de segurança devem ser previstos em apartamentos e casas?
  • Quais deles escolho: vidros ou grades nos jardins? Alarmes ou cachorros? Cercas elétricas ou concertinas?  Grades ou pantográficas nas janelas?
  • E o porteiro? Deve ser eletrônico, virtual ou presencial? 
  • Medidas de segurança complementares à tecnologia: vizinho solidário, relacionamentos, levantamento de informações do entorno.


Antissequestro e segurança de dignitários.
  • Como operam as organizações criminosas?
  • Medidas de segurança para você e sua família.
  • Técnicas de proteção: escoltas, carros blindados, monitoramento veicular, escolha de itinerários. 
  • A importância da discrição nas redes sociais.  
  • Boas práticas a adotar na empresa e na escola para a proteção das pessoas na chegada, no trabalho e na saída.
  • O pior aconteceu: como se portar quando sequestrado?
  • Fuga e evasão: escapando dos sequestradores.


Boas práticas de segurança para a mulher.
  • Estatísticas sobre a violência contra a mulher no mundo.
  • A cultura da violência no Brasil.
  • As mil faces do assédio.  
  • Dicas de segurança em casa, nos itinerários e no trabalho.
  • Comportamentos seguros exigem escolhas.
  • Como se defender contra agressões virtuais e físicas.


Uma visão militar do compliance e sua aplicação de amplo espectro: ação de comando, liderança e exemplaridade como inibidores de falhas funcionais, resistência passiva e absenteísmo nas áreas operacional e administrativa.
  • Histórico e definição da função compliance.
  • Onde se encaixa a função compliance no ambiente militar e quais seriam os benefícios da sua implantação?
  • A função compliance seria “mais do mesmo”?
  • Convergência entre os atributos militares e a função compliance.
  • Aplicando passo-a-passo a função compliance no ambiente militar.


Soft Compliance: fiscalizar sem desmotivar.
  • Histórico e definição da função compliance.
  • Aplicações e benefícios da função compliance nas áreas pública e privada.
  • Soft compliance: uma escolha menos burocrática.
  • Motivação e exemplaridade - as molas mestras.
  • O soft compliance passo-a-passo:
  • Resistências a enfrentar e como reduzi-las;
  • A importância da comunicação interna;
  • Dicas para agregar cúmplices para a função compliance;
  • A caderneta de boas práticas;
  • Monitoramento e análise de feedback durante a instalação do soft compliance
  • Autocrítica e avaliação dos trabalhos.


"Segurança de hospitais e das Informações sobre o paciente"
  • Como realizar diagnóstico de segurança orgânica em hospitais, incluindo as áreas externas;
  • Educação de segurança para os profissionais de saúde;
  • Educação de segurança para os profissionais que têm contato com a família do paciente;
  • Educação de segurança para o pessoal administrativo, financeiro e RH;
  • Educação de segurança para os terceiros (zeladoria, cozinha, ascensoristas, estacionamento e portaria);
  • O que é o sigilo de informação e quais as consequências penais de sua desobediência;
  • Quem pode atribuir sigilo às informações e como fazê-lo;
  • Como lidar com informações sensíveis no âmbito hospitalar;
  • Como lidar com colaboradores problemáticos (alcoolistas, dependentes químicos, infratores e fraudadores).